segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Chá verde ao gosto do Japão

Ninguém pode subestimar o gosto que os japoneses têm pelos chás.Como parte da cultura, a bebida está presente desde os primórdios do Japão.Podemos ver claramente que tomar chá é um hábito muito comum, e algo que não pode faltar à mesa de nenhum japonês.
A bebida, em geral, é uma das mais apreciadas e consumidas por toda a Ásia.Chá verde no Japão
O que aquelas pequenas folhas verdes têm de tão especial?
Além de um sabor suave e agradável, elas escondem um infinidade de propriedades medicinais, trazendo grandes benefícios à saúde.
Há muitos tipos de chá verde, por exemplo, com aromas, sabores e cores diferentes (embora seja verde).
No entanto, todos vêm da mesma planta: Camellia Sinensis.O que muda na verdade é o processo de produção, a região produtora, a forma do plantio e o modo de preparo.
Há pelo menos seis tipos diferentes de chá verde, sendo esses:
Sensha: é o chá verde mais consumido do Japão, e também considerado o mais saboroso dentre os tipos.
Gyokuro: considerado um dos mais finos, possui um sabor suave e adocicado.
Matcha: colhidas numa plantação coberta, suas folhas são expostas ao vapor, desidratadas e moídas em típicas moendas de pedra. Possuem um gosto um tanto amargo.
Bancha: feito com folhas mais grossas e maiores, possui um sabor leve, mas com uma suave tonalidade amarga.
Hojicha: suas folhas são torradas em fogo forte para aromatizar, e processadas.Ficamcom uma cor dourada, assim como o próprio chá, que ganha um tom dourado claro.
Guenmaicha: é uma mistura de arroz torrado com Bancha ouSencha. Possui um aroma agradável de arroz torrado juntamente com o sabor do chá verde.
Para os japoneses tomar chá é muito mais do que apreciar um excelente aroma e ser mais saudável, tomar chá significa manter a tradição e conservar a história e elevar o estado de espírito.
A saber, há toda uma cerimônia para consumo, como tomar em um recipiente adequado, uma típica cerâmica japonesa, até a forma correta de como segurar o wan (“tigela) e como tomar.
O chá verde se tornou tão popular e tão unido à rotina do japonês, que hoje em dia é muito mais do que apenas bebida quente, podemos encontrar em formas de balas, doces, bolachas, sorvetes, sucos, refrigerantes e em diversos outros tipos de alimentos.
O chá verde – e toda sua essência – sem dúvida faz parte do Japão. Podemos dizer que o país não seria mesma coisa sem ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário